
TRANS
Ela é obtida por meio de um processo industrial. Reduz o colesterol bom, aumenta o ruim e deixa as artérias em situação delicada. Já não entra na composição de diversos alimentos, mas ainda aparece em tortas, sorvetes....
SATURADA
Não deve exceder 10% do total de lipídios na dieta. Além da conta, contribui para o aumento das taxas de colesterol no sangue. Está presente nos queijos gordos, nos embutidos, no Bacon e na maionese.
TRIGLICÉRIDES
Eles estão em todos os alimentos que contêm gordura, principalmente em doces, massas e bebidas alcoólicas. Em grandes quantidades, favorecem coágulos e agravam o risco de quem já tem colesterol alto.
ÔMEGA-6
Ele passa uma rasteira no LDL, a versão nociva do colesterol. Mas não exagere: senão o colesterol bom, o HDL, pode despencar junto com o ruim. Está nos óleos vegetais como os de milho, girassol e soja, nas nozes e nos vegetais folhosos.
ÔMEGA-3
Ao lado do ómega-6, integra o grupo das poli-insaturadas. Aplaca os efeitos do colesterol ruim e reduz a pressão arterial. Pode ser encontrado na semente de linhaça e nos peixes de água fria, como salmão e atum.
MONOINSATURADA
Merece 15% do espaço que as gorduras devem ocupar na sua alimentação diária - ajuda a reduzir o LDL e previne doenças cardiovasculares
Azeite de oliva , oleo de canola e abacate fornecem doses generosas do nutriente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário