sábado, 6 de dezembro de 2008

Saúde para toda vida !


Filhos ? Melhor não tê-los ! Mas se não os temos , como sabê-los ? "Quase todo mundo conhece o ínicio do Poema enjoadinho , de Vinicios de Moraes , mas nem todos o leram até o fim . O poeta que provavelmente era o pai recente quando o escreveu - se derrete e diz que , apesar do trabalho que dão , se não tivermos filhos , "como saber / que macieza / nos seus cabelos / que cheiro morno / na sua carne / que gosto doce / na sua boca !" . E conclui "Que coisa louca / que coisa linda / que os filhos são !" .

Os pais sabem que é exatamente assim : criança exige cuidados e atenção constante , mas não há coisa igual - e tudo fica ainda melhor quando ela é saúdavel , bem nutrida , equilibrada e feliz .

Para os pais , o que importa é saber se estão fazendo tudo direito , a começar pelos cuidados com a saúde e a alimentação . Aprendemos que a boa alimentação é a base para o desenvolvimento saúdavel , mas as dúvidas de uma mãe parecem intermináveis . Será que o bebê inda está com fome ? Por que ele chora ? Meu filho está crescendo direito ? Por que ele come tão pouco ? É claro que não existem respostas prontas , sob medida para cada filho .

O que se pode fazer é buscar informações confíaveis - a começar pelo pediatra -, usar o bom senso , nunca se descuidar de tudo o que envolve alimentação , nutrição e qualidade de vida e , evidentemente , não poupar carinho e estímulo.
Texto retirado da revista "Nestle"

Nenhum comentário: