domingo, 7 de dezembro de 2008

Amamentação: não há nada igual


O leite materno é um alimento completo, ideal para o bebê desde o nascimento, pois possui carboidratos, proteina, gordura de fácil digestão, enzimas, vitaminas e minerais. Além de nutrir, fornece fatores de proteção imunológica, tornando o bebê mais resistente a doenças - e não custa dinheiro, é bom lembrar. O próprio ato da amamentação fortalece os muscúlos da boca da face do recém-nascido . Por tanto , o leite materno deve ser o alimento exclusivo ns 6 primeiros meses de vida , devendo ser mantido até os 2 anos , ao mesmo tempo em que se introduzem outros alimentos .

Para a mãe , o aleitamento é uma experiência enriquecedora , capaz de criar vinculo do bebê , dia a dia , graças as qualidades do leite materno . As vezes , porém , a vontade e a expectativa de amamentar podem causar ansiedade na mãe e prejudicar o aleitamento nos primeiros dias . É importante deixar a pressão de lado e converssar com o pediatra . Na maioria dos casos , o leite acaba fluindo naturalmente , e se isso não ocorrer também não há motivo para preocupação .

Contudo , caso o aleitamento materno seja de alguma forma comprometido a mãe deve seguir sempre as orientações do médico para a alimentação do bebê .
Texto extraído da revista "Nestle"

Nenhum comentário: