sexta-feira, 30 de julho de 2010

Panela de pressão sem mistérios


Esse tipo de panela nunca deve funcionar sem água! Isso porque se trata de um utensílio no qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição (100 C) da água, possibilitando, assim, um tempo de cozimento reduzido.

Para cozinhar alimentos sólidos, utiliza dois terços da panela (entre água e alimento). Para alimentos líquidos ou sopas, use metade do volume interno. Leve a panela ao fogo até pegar pressão. Quando começar a soltar vapor pela válvula, conte, a partir daí, o tempo de cozimento.

Respeite o limite mínimo e máximo de água da panela, para facilitar o cozimento dos alimentos: utilize pelo menos 250 ml de água e não ultrapasse dois terços da panela.

Após o término do cozimento, desligue o fogo. Coloque a panela sob um jato pequeno de água corrente por alguns segundos, para interromper o trabalho de pressão. Levante a válvula e verifique se não sai mais pressão. Só destampe se não houver mais pressão.

Anualmente, substitua a válvula de segurança e a guarnição de borracha por peças originais.

Fonte: Clock
Matéria retirada da "Revista Nestle"

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Faça boas compras !


Para realizar essa tarefa da melhor forma, confira algumas dicas práticas e sustentáveis:
1) Organize uma lista de compras dividindo os produtos por categoria. Assim, você evita o
vai-vém nas gôndolas e ganha tempo.

2) Para não amassar as embalagens dos produtos, coloque abaixo os itens mais resistentes, como garrafas e produtos de limpeza. Acima deles, priorize itens relativamente pesados, por exemplo, pacotes de arroz, feijão e café. Por cima, distribua os congelados e os vegetais.


3) Fique atento à ordem das compras. Os penúltimos itens devem ser as frutas e os legumes, por fim, os produtos refrigerados.


4) Crie o hábito de olhar a data de validade impressa nas embalagens. Isso ajuda no planejamento doméstico, pois é possível avaliar se o produto será consumido dentro daquele prazo ou não.


5) Leia os rótulos e dê preferência a produtos com selos de qualidade, certificados por entidades que afastam sua origem. Essas instituições garantem que os artigos comercializados forem produzidos dentro de normas internacionais e, no caso de "selos verdes", são ambientalmente corretos e socialmente justos.


6) Procure reduzir o consumo de sacolas plásticas e comece a levar sua sacola reutilizável. Essa atitude contribui muito para a preservação do meio ambiente, já que o plástico leva cerca de
450 anos para se decompor.

Texto retirado da revista "Nestle"