sexta-feira, 14 de maio de 2010

Um bolo e tanto


Uma cozinheira de mão cheia tem mil truques para fazer um bolo perfeito. Conheça
algumas delas:
Para que o bolo fique mais macio, utilize todos os ingredientes à temperatura ambiente.
As claras em neve têm a função de dar leveza e consistência à massa. Por isso, sempre acrescente-as por último, misturando com uma colher, sem bater.
A massa deve preencher 3/4 da forma. Se ficar abaixo disso, ela pode não crescer direito. Acima, corre risco de transbordar.
Asse em temperatura baixa, em torno de 200 a 220 graus, em forno pré-aquecido por
20 minutos.
Na hora de rechear, passe um fio dental em toda a volta, criando uma guia horizontal. Depois é só juntar as partes e puxá-las, como se estivesse dando um nó (sem dar). Assim você não corre o risco de a massa ficar mais alta de um lado que o outro.
Texto retirado da revista "Coop"

No improviso


Na cozinha, nem sempre tudo está à mão como a gente precisa. Nesses momentos, não desista receita. O melhor é improvisar. É mais fácil do que você imagina:


Na falta de um rolo para abrir massas, use uma garrafa lisa, como a de vinho. Encha-a com água gelada para manter a massa fácil de manusear.


Para substituir o saco de confeitar, use um saco plástico para congelamento. Coloque o glacê dentro e faça um pequeno corte no bico inferior.


Folha dupla de papel-alumínio, com as bordas dobradas para cima, é um bom substituto para uma assadeira.


Faltou espaço na pia para picar a cebola ? Abra uma gaveta e coloque uma tábua de cozinha como apoio. Mas atenção: use apenas para tarefas leves e não ponha peso em cima.


Se a panela perdeu a tampa, cubra-a com uma assadeira maior que ela. Ou então feche com papel-alumínio, dobrando as bordas para impedir que o vapor saia.
Texto retirado da revista "Coop"